LANÇAMENTO APPLE CONFIRMADO POR TIM COOK: Será dia 19/02


Na próxima quarta-feira, 19 de fevereiro, muito provavelmente a Apple lançará uma nova versão do iPhone SE.

No entanto, ao contrário do lançamento da linha iPhone 16 ano passado, o post do CEO Tim Cook no X (Twitter) não indica que teremos um “evento” de revelação do produto. Em vez disso, temos apenas indícios de que um possível novo iPhone SE (que também tem chances de vir nomeado como iPhone 16E, já que Cook mencionou que conheceremos um “novo membro da família”, ou seja, da linha 16) seguirá um caminho bem mais discreto, limitando-se a um comunicado à imprensa em algum momento na quarta-feira de manhã com, no máximo, em um vídeo publicado no YouTube.


Ainda há outros produtos na fila para um upgrade, como as AirTags ou mesmo a Apple TV 4K, que eu recentemente comentei neste vídeo aqui:


Infelizmente, assim como em outubro do ano passado - quando a Apple preferiu mostrar os novos Macs com chip M4 em três vídeos pré-gravados - tudo indica que estamos em um triste caminho sem volta de apresentações em vídeo milimetricamente controladas, sem público, que por um lado retém um pouco o elemento surpresa dos anúncios, mas por outro transformam as apresentações Apple em “só” mais uma peça publicitária, sem empolgação e, pior que isso, sem pessoas reais manipulando dispositivos reais em um ambiente real, suscetível a falhas, contratempos ou mesmo reações críveis.

Eu já critiquei recentemente essa “birra” do Tim Cook com eventos em um palco ao vivo, mas infelizmente a Apple segue tratando usuários, mídia e acionistas como meros passageiros nesse bonde da inovação tecnológica, talvez por incapacidade de perceber a importância do contato direto, da interação física e das reações inesperadas diante do imprevisto.

Eventos assim desperdiçam o hype de um lançamento, tornando qualquer produto pasteurizado, artificial, quase cosmético. Mesmo que membros da mídia “especializada” em tecnologia sugiram que estamos a poucos dias do anúncio de uma nova geração de AirTags — já que é possível ver um efeito redondo em torno do logo da Apple que lembra vagamente o rastreador.

Provavelmente teremos um novo iPhone, com um profundo redesign em relação ao modelo atual, trazendo agora um visual semelhante ao dos iPhones 13 ou 14, com tela maior (possivelmente de 6,1 polegadas), notch e FaceID. Também é esperado que ele venha com o chip A18 (o mesmo dos iPhones 16) e suporte a Apple Intelligence, bem como o primeiro modem fabricado pela própria Apple.