iPhone 16e: Tudo o que você precisa saber

O nome mudou, mas o espírito do iPhone SE continua presente!

A Apple revelou oficialmente o novo iPhone 16e e, obviamente, o lançamento de hoje não é um "evento Apple" no sentido usual de marketing exagerado, hipérboles de desempenho e especificações técnicas surpreendentes mas sim um lançamento discreto como o próprio produto em si, provocado com quase uma semana de antecedência pelo próprio Tim Cook no X (Twitter).

O CEO da Apple criou antecipação, sem contudo elevar as expectativas além do que este produto mediano poderia alcançar. O iPhone 16e possui tela OLED de 6,1 polegadas (Super Retina XDR) com o notch típico de um iPhone X (2018) e Face ID, porta USB-C na parte inferior para carregamento e transferência de dados (baixa velocidade). O dispositivo também apresenta o botão de Ação, o recente chip A18 (que equipa os iPhones 16 e 16 Plus), com CPU de 6 núcleos e um Neural Engine de 16 núcleos. A Apple afirma que o Neural Engine "é otimizado para grandes modelos generativos [I.A.] e executa modelos de machine learning", portanto o novo iPhone 16e oferece suporte total para o Apple Intelligence. Isso inclui coisas como Genmoji, ferramentas de escrita, funções de IA no aplicativo Fotos, integração com ChatGPT e acesso ao Visual Intelligence por meio do Action Button.




Notavelmente, o iPhone 16e apresenta o modem C1, o primeiro modem celular projetado pela Apple, com consumo de energia otimizado e conectividade celular 5G rápida e confiável.

Na parte traseira do iPhone 16e, há uma única câmera Fusion de 48 MP com Telefoto 2X. Por padrão, o iPhone 16e tira fotos de alta resolução de 24 MP, mas você também pode escolher tirar imagens de 48 MP. A opção integrada de Telefoto 2x permite que você amplie e mantenha a qualidade da imagem de alta resolução sem ter uma segunda câmera física dedicada. Também há suporte para HDR, modo Retrato e modo Noite.

O iPhone 16e também possui uma câmera frontal True Depth de 12 MP com suporte para foco automático.
Quanto à qualidade do vídeo, o iPhone 16e oferece até 4K com Dolby Vision 60fps, com áudio espacial e suporte ao Mix de Áudio para permitir que os usuários ajustem o áudio após a captação.

Quanto à bateria, a Apple afirmou que durará "até seis horas a mais que o iPhone 11 e até 12 horas a mais que todas as gerações do iPhone SE. Serão supostamente 26 horas de reprodução de vídeo




Além disso, temos: 
Suporte para carregamento sem fio
Conectividade via satélite: Mensagens via satélite, SOS de emergência via satélite, Find My via satélite
Crash detection

O novo iPhone 16e estará disponível para pré-compra nos Estados Unidos a partir de sexta-feira, 21 de fevereiro. Os primeiros envios começarão sexta, 28 de fevereiro. O preço começa em US$ 599, para 128 GB de armazenamento, e são apenas duas cores disponíveis: preto ou branco.

A Apple também descontinuou o iPhone SE de terceira geração, que antes era o iPhone mais acessível da linha, com um preço inicial de US$ 429 nos Estados Unidos. O iPhone 14 e o iPhone 14 Plus também foram removidos do site oficial da Apple.

No final das contas, temos aqui um novo marco no posicionamento da Apple diante do mercado de smartphones, só não sabemos se, por este preço, a empresa será capaz de trazer pra si uma fatia de usuários de telefones intermediários da Samsung ou da Xiaomi, que dominam o segmento.